sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

É pra sempre.

Fazia tempo que eu não escrevia no blog, afinal ele era inicialmente apenas uma válvula de escape pra dor que eu sentia em ver meu filho sofrer. Mas daqui pra frente estarei mais presente, escrevendo mais, pois acredito na informação, na troca dela, é óbvio que eu não sou médica hematologista, nem tenho nenhum conhecimento científico, e esse blog tem o intuito de levar a minha experiência como mãe de um menino que é portador de Doença Falciforme (DF), e talvez ajudar, acalmar, não sei, só sei que preciso escrever e preciso divulgar a DF.

Neste ano faz exatamente 100 anos que se iniciaram as pesquisas para o tratamento da DF, é muito tempo, e mesmo assim ainda há desinformação. Muitos desconhecem, mas podem, por exemplo, serem portadores do traço falciforme, que é meu caso, no meu tempo o teste do pezinho não era obrigatório, hoje é, amém. Pois bem, pra vc que está vendo o blog pela primeira vez, leia os posts anteriores, pois neles você encontrará mais explicações sobre a Doença Falciforme. Veja também o link do Ministério da Saúde:


No período em que me ausentei do blog, meu filho teve duas crises leves, e hoje ele está passando por mais uma, dor e inchaço no pézinho esquerdo, em dois dos dedinhos do pé exatamente. Mas o que me tranquiliza é que, nesses anos todos vendo ele sofrer com dores, eu acreditava que não podia fazer nada para ajudá lo, a não ser medicar e conversar, explicando de uma maneira lúdica como ele devia se portar diante da DF, pois ela o acompanharia para sempre. Hoje posso dizer que não posso fazer QUASE nada, esse QUASE é por que toda a paciência e a conversa, ajudaram ele a se comportar de maneira muito melhor diante da dor nesta crise atual. Ele não deixa mais que a dor seja a dona da situação, o que na maioria das vezes é inevitável em uma doença que te limita, ele está mais consciente e muito mais maduro diante da dor, sem frescuras, sem chororô, e isso me dá um orgulho danado, sendo que ele tem apenas 6 anos.
Lidar com a dor nunca será fácil, pra ninguém, independente da dor, física, de amor, de partir, de ver partir, nunca será fácil, mas pra quem quiser aprender como lidar com ela, tenho aqui em casa um grande professor com seus 6 anos de experiência neste assunto e com muita coisa pra ensinar.